setembro 08, 2007

O mamão do Greenpeace


30/ago/07 (AER ) – Recentemente, o Ministério da Agricultura da Tailândia iniciou uma bem nutrida ofensiva junto ao Parlamento tailandês para que a proibição legal de testes de campo com transgênicos no País seja revista. [1]

O Greenpeace, que há anos faz uma rumorosa campanha anti-transgênicos nesse e outros países, resolveu protestar em seu melhor estilo marqueteiro e despejou toneladas de mamão transgênico na entrada do ministério da Agricultura, em Bangkok.

Para desespero dos greenpeacianos, as pessoas que passavam pelo local, longe de aderir ao protesto, afluíram em massa para pegar o seu mamão de graça. “Não me assusto com mamão transgênico. Me assusto mesmo se não tiver o que comer’, disse Ampon Tantina, que saiu do seu carro, parado no sinal de trânsito, para pegar seu quinhão. Uma vendedora de frutas, senhora Gig Krueyat, não fez por menos e arrebanhou três sacolas cheias.

Acrescentando injúria à humilhação, até mesmo ativistas de outra ONG que protestavam contra a construção da represa de Rasi Salai não deixaram passar a oportunidade e fizeram a festa. Em poucos minutos, não restava mais nenhum mamão. Jocoso, um passante sugeriu que, no próximo protesto, o Greenpeace trouxesse mangas.

Seria salutar se o Greenpeace fizesse um ‘teste de campo’ similar no Brasil em sinal de protesto contra as alegadas ‘arbitrariedades’ da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).


Notas:
[1] Greenpeace Stunt Backfires, The Jawa Report, 29/08/07

Hit Counters